Um estilo de vida saudável não garante, por si só, uma vida longa mas, vai acrescentar vida aos seus anos!

Um estilo de vida saudável não garante, por si só, uma vida longa mas, vai acrescentar vida aos seus anos!
A ideia de que podemos controlar nossos destinos para ter saúde com base em como nós comemos, exercitamos o corpo e vivemos é uma ideia atraente. Infelizmente uma crença inabalável no poder de um estilo de vida saudável pode transformar a busca da saúde em uma espécie de imperativo moral, levando a excessos, desde o estigma de peso a um exagero em determinados padrões de comportamento. 

A realidade é que um estilo de vida saudável não pode eliminar todos os riscos de doenças e enfermidades, e um estilo de vida menos saudável não significa necessariamente estar condenado.

Até que ponto o alimento pode prevenir? A nutrição e seu relacionamento com a saúde não é preto no branco. A comida pode ser muito importante, dependendo dela podemos  desenvolver uma doença crônica mas, é apenas um fator. A maioria das doenças surgem por causa das complexas interações entre os nossos genes, dieta e meio ambiente.

É verdade que algumas condições de saúde podem responder a uma simples mudança na dieta, sem qualquer medicação. No entanto, outras doenças são muito pouco afetados pela nutrição. Embora a nutrição e o estilo de vida possam alterar o curso de algumas das doenças que mais tememos como o diabetes e doenças cardíacas, as vezes controlar apenas esta parte não é suficiente.

Há um jogo de probabilidades. Quando decidimos comer de forma saudável e fazer exercício físico regular, muitas vezes somos impulsionados pela suposição de que se fizermos tudo certo, vamos ser saudável e viver mais. 

Então, se todos aqueles vegetais que comi e horas de exercício que realizei não irão me impedir de ter um infarto, por que fazer? O raciocínio não pode ser simplista, é necessário uma analise mais completa.

A nutrição pode não ser suficiente para prevenir todos os riscos de doença. Da mesma forma que seus genes são necessariamente donos de seu destino. Comer adequadamente e cultivar outros hábitos de promoção da saúde podem ajudar a melhorar o seu lado genético. Isso poderá realmente prevenir, ou pelo menos atrasar a doença crônica e ajudá-lo a viver mais mas, não há garantias. 

Cuidar de si mesmo, comida saudável, atividade física regular, sono adequado e assim por diante, são hábitos que você deve cultivar todos os dias. Mesmo se isso não acrescentar anos à sua vida, provavelmente vai acrescentar vida aos seus anos. 

Todos os benefícios de comer adequadamente e ser ativo resultarão em mais energias, combustível para o corpo funcionar bem e gerar bem estar. 

Uma dieta rica em vegetais, frutas, grãos integrais e leguminosas (feijões e lentilhas) fornece para a flora intestinal o alimento que necessita para prosperar, ajudando a prevenir uma série de doenças crônicas.

Pessoas que comem muitas frutas e legumes têm um tom e textura de pele mais agradável . Os antioxidantes em frutas e vegetais podem ajudar a diminuir os efeitos da exposição ao sol e da idade na pele e torná-la mais atraente. 

Os músculos, à medida que envelhecemos, perdem volume e tônus, para minimizar esta perda é necessário tomar cuidados tais como, comer uma quantidade adequada de proteínas e fazer exercícios regularmente. Com musculatura preservada é mais fácil manter uma vida ativa e independente.

Alimento é prazer, quando você come comida que é nutritiva e ao mesmo tempo é agradável para o seu paladar, você tende a estar mais satisfeito do que quando você come alimentos de baixo qualidade de nutrientes.

Fonte: A healthy lifestyle doesn’t guarantee a long life, but it will add life to your years https://www.washingtonpost.com/lifestyle/wellness/a-healthy-lifestyle-doesnt-guarantee-a-long-life-but-it-will-add-life-to-your-years/2017/04/17/d637ef18-1e15-11e7-a0a7

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